top of page

Identidade & Linguagem

A marca é um ecossistema complexo, formado por voz, cor, imagem, grafismos, ilustrações e tipografias. A consistência na construção e aplicação da identidade nos mais diversos pontos de contato fortalece o reconhecimento, cultura e experiência da Fazenda Liberdade com seus stakeholders.

FazendaLiberdade_brandbook+images9.jpg

tom de voz

Somos próximos mas sem perder a seriedade e confiança. Demonstramos a expertise e toda a nossa trajetória. Sabe que aquela pessoa que todo mundo admira pelo seu conhecimento, jeito de ser e seus valores?

Esse é o nosso tom despretensioso que fazemos as pessoas se sentirem em casa e ao mesmo tempo respeitar a fazenda como negócio assim como toda a cultura que ele representa. 

o melhor do café

é o nosso conceito criativo para assinar a nossa comunicação. Abaixo você encontra alguns exemplos de aplicação com cada público:

colaboradores
 

O maior diferencial do nosso café, é você. 

São mais de 100 anos de experiência vivendo o melhor do café juntos com as pessoas que se dedicam com paixão pelo que fazem. Cada detalhe do seu trabalho é essencial para cultivarmos um amanhã mais equilibrado, sustentável e de excelentes cafés.

FAZENDA LIBERDADE. O MELHOR DO CAFÉ

versões de marca

FazendaLiberdade_brandbook+images8.jpg

A marca possui 5 assinaturas disponíveis para uso.

Use sempre que possível a versão completa, principalmente em primeiros pontos de contato em que a marca aparecerá.

A versão Logo simplficado, é a segunda de maior importância, ela traz o logotipo junto com a tagline, o que ajuda o leitor a identificar o segmento da marca.

Para situações onde não há a necessidade e sua presença fica redundante, por já estar em algum espaço da marca, utilizar os logo sem tagline e os selos como marcações e elementos gráficos. 
 

! Use sempre o arquivo .png ou .eps disponível para download. Nunca tente redesenhar o logo
 

redução máxima

Para resguardar a visibilidade da marca, existem tamanhos mínimos permitidos de aplicação. 


As especificações de mídia impressa e digital  de cada assinatura estão ilustradas ao lado.
 

FazendaLiberdade_brandbook+images2.jpg
FazendaLiberdade_brandbook+images3.jpg

integridade da marca

01. área de proteção

A área de proteção serve para resguardar a marca e manter sua integridade gráfica quando combinada com outros elementos.

Para a marca da Fazenda, usar como proteção a medida da altura da letra “F”,para os logos onde possuem escrito "Fazenda Liberdade", que é a base para cálculo de área de proteção de todas as assinaturas da marca disponíveis para uso.


Para os selos, usar como proteção a metade da medida da altura do círculo externo.
 

FazendaLiberdade_brandbook+images4.jpg
FazendaLiberdade_brandbook+images5.jpg
FazendaLiberdade_brandbook+images6.jpg
FazendaLiberdade_brandbook+images7.jpg

02. usos incorretos

Ao lado, exemplificamos graficamente usos incorretos das assinaturas.

Essas regras valem para todas as assinaturas da marca.

 

! Use sempre o arquivo .png ou .eps disponível para download. Nunca tente redesenhar o logo  
 

OFFWHITE
C10 M5 Y15 K0
PANTONE 7500C reticulado
R235 G236 B 223
HEX EBECDF

VINHO
C25 M95 Y100 K 25
PANTONE 1807 C
R154 G34 B18 
HEX 9A2212

paleta cromática

institucional & complementar

paleta institucional

A paleta institucional é composta por 2 cores que podem ser usadas com liberdade na comunicação da marca. 

Seu uso adequado irá  garantir um reconhecimento memorável em todos os pontos de contato.

Os códigos aqui descritos devem ser usados com rigor para garantir a fidelidade das cores ajudando a manter a consistência da marca.O padrão CMYK e Pantone devem ser usados em materiais impressos. Já o RGB e Hexadecimal (HEX) em peças com propósito de serem exibidas em algum tipo de tela eletrônica, como websites,vídeos, instagram e apresentações.

VERDE ESCURO
C90 M40 Y80 K45
PANTONE 553C
R0 G76 B52 
HEX 004C34

AZUL
C75 M37 Y10 K 0
PANTONE 284C
R68 G136 B187 
HEX 4488BB

VERDE 
C60  M30 Y70  K15
PANTONE 5773C
R113 G136 B 89
HEX718859

paleta complementar

A paleta complementar serve de apoio para composições institucionais da marca.

 

Pode ser usada livremente em elementos, como: grafismos, textos, legendas, fundos etc.


Utilize a paleta de apoio para hierarquizar conteúdos, e outros elementos variados, mas sempre que possível priorize o uso da paleta institucional.

FazendaLiberdade_brandbook+images9.jpg

assinaturas nas cores institucionais

A marca pode variar suas assinaturas em 2 versões de cor, conforme padrão cromático especificado acima.

• Vinho (prioritária de uso)
• Offwhite

Utilize cores com contrastes suficientes para aplicar na cor do fundo em relação ao logo, para garantir legibilidade.

FazendaLiberdade_brandbook+images10.jpg

versões de cores
positivo x negativo

A versão P&B de aplicação da marca serve para uso pontual e não é a versão prioritária. 
Pode ser usada no ambiente físico, em situações em que limitações de recursos gráficos reduzem o número de cores, ou quando houver uma peça com baixa legibilidade para o uso da versão positiva colorida.

diretrizes de ilustração

FazendaLiberdade_brandbook+images15.jpg

Foram desenvolvidas 9 ilustrações para a identidade visual da marca. Podem ser usadas de forma livre em composições da comunicação, seja como ícones, em proporções menores, para representar determinado assunto, ou como estampa, ocupando grande parte do espaço. Como alguns exemplos em aplicações.
 

As ilustrações da marca foram desenhadas para ajudar a representar pontos importantes da fazenda, deste produto a serviços e valores agregados.
 

Faça inserções pontuais, sem excesso.O interessante é variar o formato e uso em materiais e ocasiões para trazer mais pluralidade de representações.
 

O elemento pode ser aplicado nas cores da paleta institucional e da complementar, sendo assim, todas as cores disponíveis para a marca.
 

partido de fotos & imagens

instucional

As fotos da fazenda (ou eventual banco de imagem) devem ter linhagem documental.

Retratos do cotidiano do campo e das edificações, os maquinários, anotações dos colaboradores, sacas de café.
A ideia é representar um diário visual do que acontece por lá.

A luz pode aparecer mais dramática e conceitual em alguns momentos, valorizando as formas da composição.

Filtro preto e branco também pode aparecer.

pessoas

Ao representar os colaboradores e comunidade, siga também o partido de retrato documental.
Fotos naturais, das pessoas em seus ofícios, sem necessidade de produção de objetos, cenário, maquiagem.

tipografias da marca

FazendaLiberdade_brandbook+images12.jpg

títulos & destaques

A tipografia Wayfinder foi a escolhida por sua grande personalidade para dar impacto nos títulos e destaques da comunicação da marca.

Essas tipografias não são adequadas para compor textos extensos. Caso se depare comesse cenário, faça uso das tipografias de apoio para texto corrido.
 

Para usuários da adobe, a tipografia está disponível para uso no adobe fonts
Se não for usuário, a foundry disponibiliza para compra no site da myfonts.

 

FazendaLiberdade_brandbook+images13.jpg

textos

A tipografia Redonda foi a escolhida para os textos e alguns subtítulos da comunicação da marca. Uma fonte brasileira com aspiração geométrica, sendo uma humanista versátil.

Para usuários da adobe, a tipografia está disponível para uso no adobe fonts
Se não for usuário, a foundry disponibiliza para compra no site deles.

FazendaLiberdade_brandbook+images14.jpg

sistema

Caso precise compor textos em ambiente digital que seja necessário o uso de tipografias de sistema, substitua as tipografias para a Helvetica.

! O uso dessas tipografias não é preferencial. Sempre que possível use as demais tipografias indicadas no projeto.

designed by:

acerwo_google_.png
bottom of page